quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Band anuncia “cancelamento unilateral” de prova da Indy em Brasília por parte de órgão do governo do DF


Obras no autódromo Nelson Piquet para a chegada da Indy em Brasília (Foto: Sandro Macedo)
A Brasília Indy 300, que deveria abrir a temporada 2015 da categoria norte-americana no dia 8 de março, está cancelada. A organização da prova anunciou no fim da tarde desta quinta (29) em um comunicado oficial divulgado para a imprensa.
Segundo o Grupo Bandeirantes, a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, realizou o cancelamento da prova de forma unilateral e informou ao grupo já nesta quinta.
O grupo avisa ainda que informará nos próximos dias sobre como vai realizar a devolução dos valores pagos por quem já havia comprado ingresso.
GRANDE PRÊMIO apurou que um acontecimento nesta quinta acabou por envolver o Ministério Público na questão e descobriu-se que o dinheiro antes destinado para a realização da prova teve sua direção mudada para outros fins ainda não conhecidos. O cancelamento não aconteceu por problemas relacionados às obras ou à organização, mas por questões políticas e financeiras e está relacionado à mudança de governo.

Segundo estimativas do próprio Ministério Público de Brasília, a gestão de Agnelo Queiroz (PT-DF), encerrada ao fim de 2014, deixou um rombo gigantesco nas contas do Distrito Federal de aproximadamente R$ 17 milhões mensais pelos próximos 22 anos.

A mudança da prova da Indy para Brasília foi anunciada no ano passado, depois que a categoria passou a temporada sem vir ao Brasil após o rompimento do acordo de realização com a São Paulo Indy 300. Sob a ameaça de processo por parte da Indy, o Grupo Bandeirantes se mexeu e se acertou com o governo de Brasília para levar a corrida ao Distrito Federal em 2015.

Para tal, era preciso realizar obras de grande porte para adequar o ultrapassado Autódromo Nelson Piquet. Elas tiveram início em dezembro, e deveriam ser parcialmente entregues até a data do evento deste ano. Mais espeficiamente, o novo asfalto e as exigências de segurança, como guard-rails e áreas de escape. O restante seria feito a mais longo prazo.

Contudo, sempre existiram dúvidas a respeito da realização da etapa. Uma licitação foi suspensa em novembro e depois cancelada no início de janeiro após a constatação de sobrepreço e de erros no projeto. Mesmo assim, como as obras visando a edição de 2015 eram consideradas de menor parte, foram sendo tocadas adiante. A corrida estava garantida até a mudança de rumo desta quinta.

Detentor dos direitos comerciais da Indy no Brasil, Carlo Gancia, falando ao GRANDE PRÊMIO, defendeu a Band, que “não mediu esforços para realizar a prova”. A organização da Indy aguarda mais informações por parte da da Band e das autoridades locais para se posicionar oficialmente. Por ora, apenas divulgou uma breve nota na qual fala em "grande desapontamento". A Band deve fazer um novo pronunciamento a respeito do assunto nesta sexta-feira.

GP segue apurando e repercutindo a notícia do cancelamento.

Sem Brasília, o campeonato da Indy terá mais uma vez sua abertura com o GP de São Petersburgo, marcado para 29 de março. A única prova fora dos Estados Unidos será a de Toronto, no Canadá. 


Fonte:http://grandepremio.uol.com.br/indy/noticias/band-anuncia-cancelamento-unilateral-de-prova-da-indy-em-brasilia-por-parte-de-orgao-do-governo-do-df

Nenhum comentário:

Postar um comentário