terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Curiosidades

 A primeira corrida de automóveis do mundo aconteceu em 1894 e os carros não podiam ultrapassar a média de 12,5 km/h. Conde de Dion venceu com um carro a vapor, mas foi desclassificado, pois fez os 126 km com uma média de 22 km/h.

A primeira corrida no Brasil foi no circuito de Itapecerica da Serra (SP), em 26 de julho de 1908.
Os quinze  carros, belos e delicados Renault, Fiat, Lorraine-Dietrich e Lion-Peugeot, estavam alinhados em frente ao Parque Antártica, na zona oeste de São Paulo, prontos para largar em direção à história. Os pilotos, ansiosos para correr  setenta e cinco quilometros de um percurso que ia até Itapecerica da Serra e voltava ao ponto de largada, eram aclamados pela multidão de dez mil pessoas como verdadeiros heróis. Era o dia 26 de julho de 1908, data da primeira corrida de automóveis no Brasil e também na América do Sul.
O vencedor daquela prova histórica foi Sylvio Álvares Penteado, filho  de uma rica família rural paulista, que com seu Fiat de 40 cavalos e motor de quatro cilindros, cobriu o trajeto em 1 hora e 30 minutos, a uma velocidade média de cinquenta quilometros por hora.
Apenas após um intervalo de oito anos, é que os carros voltariam a zunir pelas estradas paulistas. Em 19l6,  um grupo de desbravadores pilotos enfrentou, com coragem, o longo e difícil percurso entre São Paulo e Ribeirão Preto, na segunda corrida realizada no Brasil.
Fonte: Uol, e EnciclopédiaF1
Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário